«

»

Jun 11 2017

Imprimir Artigo

Azeitão Inclusivo nº 14 – UM CORAÇÃO QUE É UM TRILHO DE SORRISOS PELA INCLUSÃO

Azeitao_Inclusivo Logo

A imagem Ilustra a publicação, do número 14 da rubrica "Azeitão Inclusivo", na edição de Junho de 2017 do Jornal de Azeitão

A imagem Ilustra a publicação, do número 14 da rubrica “Azeitão Inclusivo”, na edição de Junho de 2017 do Jornal de Azeitão

Divulgamos aqui o número 14 da rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO” ,publicado na edição impressa do Jornal de Azeitão de Junho de 2017, com o título “UM CORAÇÃO QUE É UM TRILHO DE SORRISOS PELA INCLUSÃO” agradecendo à nossa convidada Dra. Branca Inácio, Presidente da Direção da Associação Trilho dos Sorrisos, o “tempo inclusivo” que nos dispensou….vamos então conhecer “UM CORAÇÃO QUE É UM TRILHO DE SORRISOS PELA INCLUSÃO”? Aqui fica a entrevista, na íntegra:

 

“UM CORAÇÃO QUE É UM TRILHO DE SORRISOS PELA INCLUSÃO

É com o orgulho de quem continua certo do sucesso da sua missão inclusiva, que partilhamos com todos os nossos leitores, o número 14 da rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO”. Este mês, temos o prazer de receber Branca Inácio, com 43 anos de idade, licenciada em Professores do 1º Ciclo do ensino básico e pós-graduada em Educação especial – domínios cognitivo e motor – pelo instituto Jean Piaguet de Almada. Atualmente, Branca exerce a sua profissão de professora do 1º ciclo do ensino básico.Durante toda esta conversa informal, Branca revela-se uma mulher preocupada com a sua envolvente, com um enorme coração inclusivo, coração esse que é um trilho de sorrisos pela inclusão. Branca também é presidente da direção da Associação Trilho dos Sorrisos.

Poderá conhecer a atividade da associação em: http://www.trilhodossorrisos.com/.

Na imagem, podemos ver a nossa convidada Branca Inácio, uma mulher morena, com cabelo preto, vestindo uma camisa de ganga azul com uma blazer preto por cima, usando pulseiras e colares., Podemos ver também o logotipo da Associação Trilho dos Sorrisos - Um grande Sol, a iluminar um caminho....

Na imagem, podemos ver a nossa convidada Branca Inácio, uma mulher morena, com cabelo preto, vestindo uma camisa de ganga azul com uma blazer preto por cima, usando pulseiras e colares., Podemos ver também o logotipo da Associação Trilho dos Sorrisos – Um grande Sol, a iluminar um caminho….

Segundo Branca, e atendendo à temática dos alunos com deficiência em meio escolar, é necessário fazer uma grande distinção entre os conceitos de integração e de inclusão pois, tal como refere:” integrar é colocar a criança ou jovem com deficiência na escola, já incluir é criar metodologias e estratégias, para que este, dentro de uma sala de aula, aprenda e se desenvolva (…) pelo que é necessário ponderar, caso a caso, se a escola dita normal, será o melhor caminho inclusivo para a criança ou jovem com deficiência”.

A relação entre a escola e a família é sempre um ponto muito importante, no desenvolvimento multinível de qualquer criança / jovem, assumindo um papel muito mais relevante nos casos em que esta criança / jovem é portadora de uma deficiência. Tal como nos diz Branca: “Dos pais de crianças e jovens com deficiência, com quem tenho trabalhado tenho “apanhado” de tudo, desde pais mais receosos e fechados em si mesmos, a pais mais ativos, com muito otimismo em relação ao futuro e às capacidades dos seus filhos (…) é um trabalho que leva o seu tempo, mas que é muito gratificante.

Branca diz ser “necessária uma maior dose de sensibilização para a as questões da inclusão da pessoa com deficiência junto da sociedade civil, nesse contexto a Trilho dos Sorrisos, em parceria com uma marca inclusiva, vai brevemente promover a 2ª série de workshops “Conversas Inclusivas”, que procuram levar a informação, de forma estratificada a quem dela mais necessita“. Branca revelou alguns projetos futuros, para a associação, que ainda estão em segredo. Votos inclusivos de sucesso a todos eles.

Pedro Dias

azeitaoinclusivo( @ sign)pedrocvdias.pt

Marca “Pedro Dias – Uma Vida,Um Projecto!”

11 de Junho de 2017

Conheça, em pormenor, todos os números, já publicados, na rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO” .

Conteúdo Relacionado

Print Friendly, PDF & Email
Partilhe nas Suas Redes Sociais Favoritas:

Link permanente para este artigo: http://www.pedrocvdias.pt/azeitao-inclusivo14/