JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

«

»

Jun 11 2017

Imprimir Artigo

Azeitão Inclusivo nº 14 – UM CORAÇÃO QUE É UM TRILHO DE SORRISOS PELA INCLUSÃO

Azeitao_Inclusivo Logo

A imagem Ilustra a publicação, do número 14 da rubrica "Azeitão Inclusivo", na edição de Junho de 2017 do Jornal de Azeitão

A imagem Ilustra a publicação, do número 14 da rubrica “Azeitão Inclusivo”, na edição de Junho de 2017 do Jornal de Azeitão

Divulgamos aqui o número 14 da rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO” ,publicado na edição impressa do Jornal de Azeitão de Junho de 2017, com o título “UM CORAÇÃO QUE É UM TRILHO DE SORRISOS PELA INCLUSÃO” agradecendo à nossa convidada Dra. Branca Inácio, Presidente da Direção da Associação Trilho dos Sorrisos, o “tempo inclusivo” que nos dispensou….vamos então conhecer “UM CORAÇÃO QUE É UM TRILHO DE SORRISOS PELA INCLUSÃO”? Aqui fica a entrevista, na íntegra:

 

“UM CORAÇÃO QUE É UM TRILHO DE SORRISOS PELA INCLUSÃO

É com o orgulho de quem continua certo do sucesso da sua missão inclusiva, que partilhamos com todos os nossos leitores, o número 14 da rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO”. Este mês, temos o prazer de receber Branca Inácio, com 43 anos de idade, licenciada em Professores do 1º Ciclo do ensino básico e pós-graduada em Educação especial – domínios cognitivo e motor – pelo instituto Jean Piaguet de Almada. Atualmente, Branca exerce a sua profissão de professora do 1º ciclo do ensino básico.Durante toda esta conversa informal, Branca revela-se uma mulher preocupada com a sua envolvente, com um enorme coração inclusivo, coração esse que é um trilho de sorrisos pela inclusão. Branca também é presidente da direção da Associação Trilho dos Sorrisos.

Poderá conhecer a atividade da associação em: http://www.trilhodossorrisos.com/.

Na imagem, podemos ver a nossa convidada Branca Inácio, uma mulher morena, com cabelo preto, vestindo uma camisa de ganga azul com uma blazer preto por cima, usando pulseiras e colares., Podemos ver também o logotipo da Associação Trilho dos Sorrisos - Um grande Sol, a iluminar um caminho....

Na imagem, podemos ver a nossa convidada Branca Inácio, uma mulher morena, com cabelo preto, vestindo uma camisa de ganga azul com uma blazer preto por cima, usando pulseiras e colares., Podemos ver também o logotipo da Associação Trilho dos Sorrisos – Um grande Sol, a iluminar um caminho….

Segundo Branca, e atendendo à temática dos alunos com deficiência em meio escolar, é necessário fazer uma grande distinção entre os conceitos de integração e de inclusão pois, tal como refere:” integrar é colocar a criança ou jovem com deficiência na escola, já incluir é criar metodologias e estratégias, para que este, dentro de uma sala de aula, aprenda e se desenvolva (…) pelo que é necessário ponderar, caso a caso, se a escola dita normal, será o melhor caminho inclusivo para a criança ou jovem com deficiência”.

A relação entre a escola e a família é sempre um ponto muito importante, no desenvolvimento multinível de qualquer criança / jovem, assumindo um papel muito mais relevante nos casos em que esta criança / jovem é portadora de uma deficiência. Tal como nos diz Branca: “Dos pais de crianças e jovens com deficiência, com quem tenho trabalhado tenho “apanhado” de tudo, desde pais mais receosos e fechados em si mesmos, a pais mais ativos, com muito otimismo em relação ao futuro e às capacidades dos seus filhos (…) é um trabalho que leva o seu tempo, mas que é muito gratificante.

Branca diz ser “necessária uma maior dose de sensibilização para a as questões da inclusão da pessoa com deficiência junto da sociedade civil, nesse contexto a Trilho dos Sorrisos, em parceria com uma marca inclusiva, vai brevemente promover a 2ª série de workshops “Conversas Inclusivas”, que procuram levar a informação, de forma estratificada a quem dela mais necessita“. Branca revelou alguns projetos futuros, para a associação, que ainda estão em segredo. Votos inclusivos de sucesso a todos eles.

Pedro Dias

azeitaoinclusivo( @ sign)pedrocvdias.pt

Marca “Pedro Dias – Uma Vida,Um Projecto!”

11 de Junho de 2017

Conheça, em pormenor, todos os números, já publicados, na rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO” .

Conteúdo Relacionado

Print Friendly, PDF & Email
Partilhe nas Suas Redes Sociais Favoritas:

Link permanente para este artigo: http://www.pedrocvdias.pt/azeitao-inclusivo14/