JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

«

»

Jul 12 2017

Imprimir Artigo

Azeitão Inclusivo nº 15 – FERNANDO SOUSA, UM POETA COM A INCLUSÃO NA VIDA E NOS SENTIMENTOS

Azeitao_Inclusivo Logo

A imagem Ilustra a publicação, do número 15 da rubrica "Azeitão Inclusivo", na edição de Julho de 2017 do Jornal de Azeitão

A imagem Ilustra a publicação, do número 15 da rubrica “Azeitão Inclusivo”, na edição de Julho de 2017 do Jornal de Azeitão

Divulgamos aqui o número 15 da rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO” ,publicado na edição impressa do Jornal de Azeitão de Julho de 2017, com o título “FERNANDO SOUSA, UM POETA COM A INCLUSÃO NA VIDA E NOS SENTIMENTOS” agradecendo ao nosso convidado FERNANDO SOUSA, o “tempo inclusivo” que nos dispensou….vamos então conhecer “FERNANDO SOUSA, UM POETA COM A INCLUSÃO NA VIDA E NOS SENTIMENTOS”? Aqui fica a entrevista, na íntegra:

“FERNANDO SOUSA, UM POETA COM A INCLUSÃO NA VIDA E NOS SENTIMENTOS

É com um prazer enorme de quem, mês após mês, continua a sensibilizar, informando que, partilhamos como todos os nossos estimados leitores, o número 15 da rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO”. Temos nesta edição, como convidado Fernando Sousa, de 68 anos, reformado, residente em Quinta do Anjo, Palmela.

Tal como nos diz, Fernando: “Ofícios foram a minha formação e incentivaram a minha capacidade criativa, bem como, o gosto por construir o meu próprio mundo há minha maneira e dimensão, bem como os sonhos que me transportam para outros horizontes (…) defino-me como um idealista, um sonhador e um amante”.

Na imagem podemos ver , o osso convidado, FERNANDO SOUSA, um homem de cabelo branco, vestindo uma camisola de manga curta branca, calças claras, cinto preto e sapatos pretos.

Na imagem podemos ver , o osso convidado, FERNANDO SOUSA, um homem de cabelo branco, vestindo uma camisola de manga curta branca, calças claras, cinto preto e sapatos pretos.

Foi esta sua capacidade criativa e o gosto por construir o seu próprio mundo, que ajudaram Fernando, a dar a volta à sua vida, quando um “azar” lhe mudou o destino. Durante a guerra colonial, enquanto “combatente forçado”, Fernando foi vítima do rebentamento de um potente engenho explosivo, que fez com que lhe tivessem de ser amputadas as duas pernas, um pouco abaixo do joelho (atualmente usa próteses), tal como refere: “Foi uma questão de segundos, foi tão rápido como uma bala, (…) foi um confrontar com uma nova realidade. Transformei toda a revolta, num querer e numa vontade de vencer enorme. Felizmente, na altura, fui acompanhado por um grande grupo de jovens que estavam nas mesmas circunstâncias que eu e juntos, unimos forças e mudámos a imagem que a sociedade tinha dos deficientes. Muito ainda há a mudar…”.

Fernando, depois de ter tido o acidente, casou, teve filhos e trabalhou toda a sua vida, em ofícios diversos, não esquecendo as suas dificuldades e provando mais uma vez, que a deficiência pode e deve ser condição para se reinventar e não desistir.

Já depois de reformado, Fernando descobriu uma nova paixão, que refine como o seu “tratamento psicológico”: a escrita, tendo já dois livros editados, “Quatro Rios e um Destino”, uma prosa bem escrita, onde narra todo o seu percurso de vida e “Sussurros Meus”, um alargado conjunto de poemas, onde deixa a sua alma de poeta vaguear pelos mais diversos sentidos. Conheça mais sobre esta alma criativa em: http://www.fernandosousa.pt .   

Terminamos estas linhas inclusivas, com excerto do poema “Ser Deficiente”, da autoria deste poeta, com a inclusão na vida e nos sentimentos que é Fernando: “Ser Deficiente. É ser diferente! Não é ser melhor, Não é ser menos nem mais, Muito menos é ser pior, Comos humanos somos aos outros iguais”.

Pedro Dias

azeitaoinclusivo( @ sign)pedrocvdias.pt

Marca “Pedro Dias – Uma Vida,Um Projecto!”

12 de Julho de 2017

Conheça, em pormenor, todos os números, já publicados, na rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO” .

Conteúdo Relacionado

Print Friendly, PDF & Email
Partilhe nas Suas Redes Sociais Favoritas:

Link permanente para este artigo: http://www.pedrocvdias.pt/azeitao-inclusivo15/