JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

«

»

Ago 07 2017

Imprimir Artigo

Azeitão Inclusivo nº16 -NUNO COSTA, UM HOMEM DO PODER LOCAL COM UMA VISÃO INCLUSIVA

Azeitao_Inclusivo Logo

A imagem Ilustra a publicação, do número 16 da rubrica "Azeitão Inclusivo", na edição de Agosto de 2017 do Jornal de Azeitão

A imagem Ilustra a publicação, do número 16 da rubrica “Azeitão Inclusivo”, na edição de Agosto de 2017 do Jornal de Azeitão

Divulgamos aqui o número 16 da rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO” ,publicado na edição impressa do Jornal de Azeitão de Agosto de 2017, com o título ” NUNO COSTA, UM HOMEM DO PODER LOCAL COM UMA VISÃO INCLUSIVA” agradecendo ao nosso convidado Nuno Costa , presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião (JFSS), em Setúbal, o “tempo inclusivo” que nos dispensou….vamos então conhecer “NUNO COSTA, UM HOMEM DO PODER LOCAL COM UMA VISÃO INCLUSIVA”? Aqui fica a entrevista, na íntegra:

“NUNO COSTA, UM HOMEM DO PODER LOCAL COM UMA VISÃO INCLUSIVA

É com prazer, que partilhamos com os nossos leitores, o número 16, da rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO”. Nesta edição, temos como convidado, Nuno Costa, de 40 anos de idade, que atualmente exerce as funções de presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião (JFSS), em Setúbal. Nuno Costa revela-se um homem com uma visão inclusiva que, está “ligado” a Azeitão pelos seus doces, vinhos, sua gastronomia e suas gentes, com quem teve bastante contacto, durante os anos em que foi professor num conhecido colégio, desta zona. Segundo Nuno, “o trabalho feito pela rubrica AZEITÃO INCLUSIVO é fundamental”.

Para Nuno:“ numa situação ideal, não seria preciso criar projetos específicos, para a inclusão de pessoas com deficiência…e para lá iremos caminhar(…)nos projetos que temos, o nosso principal objetivo é promover o contacto com pessoas com deficiência, quebrando barreiras (…) o que promove o preconceito é o desconhecimento” . Um grande exemplo disso mesmo, é a parceria que a JFSS tem com a “Flores da Arrábida”, uma “empresa de inserção” da APPACDM de Setúbal, que mantém os espaços e placas verdes, da responsabilidade da JFSS. Empresa essa que, forma jovens com deficiência, na área da jardinagem e lhes cria empregos plenos, provando que é possível unir os conceitos de missão inclusiva, comercial e económico.

Na imagem podemos ver , o nosso convidado NUNO COSTA, um homem moreno, usando óculos pretos, vestindo uma camisa branca e um casaco azul.

Na imagem podemos ver , o nosso convidado NUNO COSTA, um homem moreno, usando óculos pretos, vestindo uma camisa branca e um casaco azul.

Segundo Nuno, “o maior problema que eu vejo, para o exercício de uma cidadania plena, por parte destes cidadãos é o acesso ao emprego, isso resolve uma série de problemas. (…)Este projeto autárquico encara isso como uma grande responsabilidade (…) o contributo que nós (JFSS) podemos dar é apoiar projetos de instituições, que permitam o enquadramento, com todos os direitos, de trabalhadores com deficiência”. A empresa “Flores da Arrábida” é mais uma vez, disso um grande exemplo. Nuno reforça e refere:” O trabalho com direitos, dignifica a pessoa humana”. A JFSS tem, nos seus quadros, um cidadão com deficiência.

Sabendo nós, que cada caso é um caso, a preparação do futuro da pessoa com deficiência deve começar cedo, segundo Nuno: “A pessoa com deficiência tem que acreditar que é capaz (e eles acreditam), (…) a família tem um papel fundamental na motivação(…),as famílias também tem de ser educadas para isto, e não só por uma via (…)existe um trabalho multidisciplinar que pode ser feito, no sentido de as apoiar”. Nuno destaca ainda o “papel inclusivo” que o desporto e a cultura têm na sua freguesia, dando muito relevo a estas instituições.

Pedro Dias

azeitaoinclusivo( @ sign)pedrocvdias.pt

Juntos somos mais pela inclusão da pessoas com deficiência!

Conheça melhor a Junta de Freguesia de São Sebastião,em Setúbal .

Conheça, em pormenor, todos os números, já publicados, na rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO” .

Marca “Pedro Dias – Uma Vida,Um Projecto!”

07 de Agosto de 2017

Conteúdo Relacionado

Print Friendly, PDF & Email
Partilhe nas Suas Redes Sociais Favoritas:

Link permanente para este artigo: http://www.pedrocvdias.pt/azeitao-inclusivo16/