JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

«

»

Set 10 2017

Imprimir Artigo

Azeitão Inclusivo nº17-LISETE SILVA, UMA AZEITONENSE QUE PROMOVE A INCLUSÃO PARA TODOS

Azeitao_Inclusivo Logo

A imagem Ilustra a publicação, do número 17 da rubrica "Azeitão Inclusivo", na edição de Setembro de 2017 do Jornal de Azeitão

A imagem Ilustra a publicação, do número 17 da rubrica “Azeitão Inclusivo”, na edição de Setembro de 2017 do Jornal de Azeitão

Divulgamos aqui o número 17 da rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO” ,publicado na edição impressa do Jornal de Azeitão de Setembro  de 2017, com o título: “LISETE SILVA, UMA AZEITONENSE QUE PROMOVE A INCLUSÃO PARA TODOS” agradecendo à nossa convidada, Lisete Silva, Diretora e Proprietária do Jardim Escola Casas de Azeitão (JECA),, o “tempo inclusivo” que nos dispensou….vamos então conhecer “LISETE SILVA, UMA AZEITONENSE QUE PROMOVE A INCLUSÃO PARA TODOS?”  Aqui fica a entrevista, na íntegra:

“LISETE SILVA, UMA AZEITONENSE QUE PROMOVE A INCLUSÃO PARA TODOS

É com a certeza da importância, que uma educação para a inclusão, pode ter na formação dos homens e das mulheres de amanhã, que trazemos ao conhecimento de todos os nossos leitores, o número 17 da rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO”. Este mês, temos o prazer de receber Lisete Silva, de 41 de idade, licenciada em Ensino Básico, pelo Instituto Jean Piaget de Almada. Lisete é originária de Ansião, distrito de Leiria e vive há muitos anos em Pinheiros, Azeitão. Enquanto diretora

Na imagem podemos ver , o nosso convidada LISETE SILVA, uma mulher morena com cabelo castanho e olhos castanhos, que na imagem, está sentada numa cadeira de secretária preta.

Na imagem podemos ver , o nosso convidada LISETE SILVA, uma mulher morena com cabelo castanho e olhos castanhos, que na imagem, está sentada numa cadeira de secretária preta.

e proprietária do Jardim Escola Casas de Azeitão (JECA), desde há 10 anos, Lisete nunca recusou receber crianças / jovens com deficiência e o JECA tem as condições de acessibilidade das suas instalações, para que isso aconteça.

Lisete, nunca tinha recebido nenhuma criança com deficiência ou incapacidade permanente na sua “casa”, até ao dia em foi contactada por uma mãe de uma jovem com epilepsia, que necessitava de um ATL para a filha, (que já tinha sido recusada em vários ATL’s), arriscou e ganhou, tal como nos diz: “Posso dizer-te que eu pensava que estava sensibilizada, durante a minha licenciatura tive uma disciplina sobre necessidades educativas especiais (…) mas a realidade é completamente diferente (…) no final do primeiro dia em que a menina cá esteve, chorei sozinha…não por arrependimento mas, por receio de não conseguir dar resposta as necessidades daquela mãe. (…). Depois de algum receio inicial, de toda a comunidade, uma semana depois todos gostavam da menina (…) tenho um vídeo da menina, com uma bebé no colo, a cantar para ela…foi lindo! (….). No último dia em que a menina cá esteve, chorámos todos (…) a menina acabou por abrir uma porta, numa frase … foi uma experiência fantástica”. A menina acabou por voltar e outros se lhe seguiram.

Lisete, faz questão de mostrar a todos os seus meninos “ditos normais”, a temática da inclusão das pessoas com deficiência e de incluir todos os seus meninos com deficiência, nas atividades de lazer e recreio do JECA. Estamos em crer, que a INCLUSÃO terá futuro no JECA!

Tal como também nos diz Lisete: “Devem ser dadas oportunidades (em contexto familiar e profissional) às pessoas com deficiência para lutar, a oportunidade é o estímulo e a vida sem luta não é nada.”

Durante toda a nossa conversa informal, Lisete mostrou–se uma azeitonense que promove a inclusão, para todos.  Esta postura ajuda a mostrar que juntos somos mais pela inclusão da pessoa com deficiência.

Pedro Dias

azeitaoinclusivo( @ sign)pedrocvdias.pt

Juntos somos mais pela inclusão da pessoas com deficiência!

Conheça melhor o Jardim Escola Casas de Azeitão.

Conheça, em pormenor, todos os números, já publicados, na rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO” .

Marca “Pedro Dias – Uma Vida,Um Projecto!”

10 de Setembro de 2017

Conteúdo Relacionado

Print Friendly, PDF & Email
Partilhe nas Suas Redes Sociais Favoritas:

Link permanente para este artigo: http://www.pedrocvdias.pt/azeitao-inclusivo17/