JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

«

Nov 07 2017

Imprimir Artigo

Azeitão Inclusivo nº19 -DAVID VARELA, O PRIMEIRO DOS PRMEIROS, PELA INCLUSÃO

Azeitao_Inclusivo Logo

Divulgamos aqui o número 19 da rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO” ,publicado na edição impressa do Jornal de Azeitão de Novembro  de 2017, com o título: “DAVID VARELA, O PRIMEIRO DOS PRIMEIROS, PELA INCLUSÃO” agradecendo à nossa convidada, CONCEIÇÃO VARELA, presidente da direção da Associação Vem Vencer e mãe do nosso homenageado , o “tempo inclusivo” que nos dispensou….vamos então conhecer “DAVID VARELA, O PRIMEIRO DOS PRIMEIROS, PELA INCLUSÃO?”  Aqui fica a entrevista, na íntegra:

“DAVID VARELA, O PRIMEIRO DOS PRIMEIROS, PELA INCLUSÃO

A imagem Ilustra a publicação, do número 19 da rubrica "Azeitão Inclusivo", na edição de Novembro de 2017 do Jornal de Azeitão

A imagem Ilustra a publicação, do número 19 da rubrica “Azeitão Inclusivo”, na edição de Novembro de 2017 do Jornal de Azeitão


É com prazer que trazemos a todos os nossos leitores a inspiradora história de David Varela, um jovem portador de deficiência, que dedicou toda a sua vida à causa da inclusão da pessoa com deficiência, este número é também a singela homenagem póstuma, que lhe prestamos, dando assim uma “moldura especial” ao número 19 da rubrica “AZEITÂO INCLUSIVO”.

Nesta edição, temos como convidada Conceição Varela de 56 anos de idade, mãe de David, que atualmente está desempregada e assume com muito orgulho, a continuação do legado de David, a Associação Vem Vencer,  a que atualmente preside. Conheça melhor a atividade desenvolvida por esta “Casa Inclusiva” em : http://www.vemvencer.pt .

Tal como nos diz Conceição: “O David era um jovem com 92% de incapacidade, que só mexia um dedo, mas com uma capacidade intelectual fora do comum e uma visão da sociedade diferente do habitual (…). Lutou sempre por causas, pensando sempre no  bem comum (…). O David encontrou barreiras e derrubou-as. Ele dizia sempre – eu sou o primeiro dos primeiros – foi uma frase marcante que o David nos deixou” . As barreiras que quebrou no ensino superior e a associação que criou, são dois exemplos do seu caráter empreendedor.  David era licenciado em Sociologia e tinha um mestrado em Economia Social e de Solidariedade. David tinha um espírito académico muito marcado e adorava estar trajado a rigor.

Na imagem podemos ver ,o nosso homenageado, David Varela, sentado e trajado a rigor, como sempre gostava de estar. David tinha cabelo preto, curto e usava ocúlos.

Na imagem podemos ver ,o nosso homenageado, David Varela, sentado e trajado a rigor, como sempre gostava de estar. David tinha cabelo preto, curto e usava ocúlos.

Mais à frente na conversa, Conceição refere: “ Em relação à forma como a própria pessoa com deficiência se vê, o David dizia – às vezes até me esqueço que nem ando-”. David viveu todas as fases do seu desenvolvimento enquanto ser humano, incluindo a parte sexual. Sobre este tema e dando alguns exemplos práticos, Conceição refere: “Existe ainda uma grande dificuldade dos cuidadores e dos técnicos em lidar com este tema… devemos encontrar uma solução”, para este que é um dos maiores problemas das pessoas com deficiência.

Conceição, “lutou” sempre também, contra a comum superproteção familiar e David viveu tudo aquilo que tinha que viver tendo a componente social muito ativa, o que lhe deu muitos amigos.

David faleceu em Fevereiro de 2017, vítima de paragem cardíaca. David partiu feliz, a acreditar em dias futuros melhores, a todos os níveis. Partiu consciente de ter cumprido a sua mais importante missão inclusiva, a de se ter apresentado à sociedade com base nas suas capacidades e não apenas nas suas dificuldades, assumindo sempre uma verdadeira “postura inclusiva” para todos. Parabéns David!!”

Conheça, em pormenor, todos os números, já publicados, na rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO”

Conheça melhor a ASSOCIAÇÃO VEM VENCER

Marca “Pedro Dias – Uma Vida,Um Projecto!”

07 de Novembro de 2017

Conteúdo Relacionado

Print Friendly, PDF & Email
Partilhe nas Suas Redes Sociais Favoritas:

Link permanente para este artigo: http://www.pedrocvdias.pt/azeitao-inclusivo19/