JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

«

»

Ago 09 2016

Imprimir Artigo

Azeitão Inclusivo nº 4 – O GESTO CERTO PARA A INCLUSÃO

Azeitao_Inclusivo Logo

Caros(as) Amigos(as),

Divulgamos aqui o número 4 da rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO” , publicado na edição impressa do Jornal de Azeitão de Agosto de 2016,com o título “O GESTO CERTO PARA A INCLUSÃO” agradecendo ao nosso convidado, o Dr. Luís Pacheco, o “tempo inclusivo” que nos dispensou….vamos então fazer  “O GESTO CERTO PARA A INCLUSÃO”? Aqui fica a entrevista, na íntegra:

“O GESTO CERTO PARA A INCLUSÃO

O Jornal de Azeitão, tem o prazer de partilhar com todos os seus leitores o nº4, da rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO”. Nesta edição, temos como convidado Luís Pacheco, um azeitonense “de coração”, licenciado em ensino e especializado em Administração Escolar, pela Universidade Católica Portuguesa. É professor de matemática, no 2ª ciclo do ensino básico, sendo também docente no ensino superior.

AZETAO INCLUSIVO 4 - publicado na edição impressa do Jornal de Azeitão de Agosto de 2016,com o título "O GESTO CERTO PARA A INCLUSÃO"

AZETAO INCLUSIVO nº 4 – publicado na edição impressa do Jornal de Azeitão de Agosto de 2016,com o título “O GESTO CERTO PARA A INCLUSÃO”

Luís é um homem apaixonado pelo que faz, ensinar! Foi essa mesma paixão pelo ensino aliada à sua formação como tripulante de ambulância de socorro e à sua experiência como formador do INEM, na área de Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Autónoma Externa, que o fizeram criar o projeto GESTO CERTO. Luís acredita que, a formação em SBV deve ser disponibilizada aos cidadãos desde cedo, para que estes sejam capazes de intervir em caso de paragem cardiorrespiratória, sendo que esta capacidade implica necessariamente o conhecimento das “manobras” básicas de SBV e da forma correta de ativar os serviços de emergência médica (o 112). Luís lembra que, “ quando falamos de primeiros socorros e emergências médicas, falamos quase sempre em acontecimentos súbitos, que, na maioria das vezes, acontecem fora dos hospitais…é necessário intervir com alguns gestos no imediato”. Este trabalho de facilitação do acesso ao conhecimento em SBV para todos (leigos) é reconhecido como uma grande prioridade, em termos internacionais. Segundo Luís, “este trabalho deve começar pelos jovens e estender-se aos adultos”.

Luís Pacheco - Autor do Projeto "CESTO CERTO" - Azeitão Inclusivo 4

Luís Pacheco – Autor do Projeto “CESTO CERTO” -Azeitão Inclusivo 4

Para “dar corpo” ao projeto, Luís fez nascer a obra intitulada “GESTO CERTO” (que também tem uma musica), primeiro livro que aborda a importância dos elos da cadeia de sobrevivência e o algoritmo do SBV, sempre com linguagem muito simples e direta, muito própria para crianças e jovens. Tal como é referido, na contra capa deste livro: “O poder e o saber dos teus gestos podem fazer a diferença amanhã”. Este princípio também é válido, para a inclusão das pessoas com deficiência, que Luís vê, tal como afirma: “como cidadãos de pleno direito e de pleno dever”, nunca é demais reforçar que, devem ser as pessoas com deficiência a fazerem o “GESTO CERTO PARA A INCLUSÃO” na sociedade, no que toca aos próprios. Após o lançamento do livro e em pouco mais de um ano, Luís e Rafa (personagem principal do livro) já estiveram com mais de 1500 crianças e jovens, em escolas por todo o Portugal. Este projeto foi selecionado, em outubro passado, como exemplo de boas práticas nas escolas portuguesas, pelo Congresso Europeu de Ressuscitaçâo, para ser apresentado em Praga. Toda a informação sobre o projeto GESTO CERTO, pode ser encontrada em: https://www.facebook.com/gestocerto.

Enquanto cidadão ativo, que tenta encontrar soluções para os problemas que deteta, Luis entende que, às pessoas com deficiência, não deve ser vedado o acesso ao conhecimento em SBV, pois este, coloca-as em pé de igualdade com os demais cidadãos, na hora de cumprir uma das missões mais nobres de qualquer ser humano, a de ajudar a salvar !

Nos planos de Luís, para o futuro do projeto GESTO CERTO, estão, entre outras, a adaptação das ações de formação que o projeto contempla às pessoas com deficiência, cumprindo assim o objetivo inclusivo deste projeto, levar o conhecimento sobre o SBV a TODOS, embora de forma adaptada em alguns casos.

Pedro Dias

azeitaoinclusivo( @ sign)pedrocvdias.pt

Juntos somos mais pela inclusão da pessoa com deficiência!!

Conheça, em pormenor, todos os números, já publicados, na rubrica “AZEITÃO INCLUSIVO” .

Marca “Pedro Dias –Uma Vida ,Um Projecto!”

09 de Agosto de 2016

Conteúdo Relacionado

Print Friendly, PDF & Email
Partilhe nas Suas Redes Sociais Favoritas:

Link permanente para este artigo: http://www.pedrocvdias.pt/azeitao_inclusivo_4/