Imprimir Página

Pascale Millecamps

A mensagem da Dra. Pascale Millecamps:

Encontrar o Pedro Dias começou por uma descoberta virtual quando, nas minhas pesquisas na internet, vi o seu projeto. Tive logo vontade de o conhecer e identifiquei a sua empresa como o exemplo perfeito do que é exigido aos jovens formados hoje: ser empreendedor! O Pedro percebeu que com as suas habilitações podia perfeitamente criar um projeto que pudesse dar-lhe um rendimento e que ao nível da sensibilização para a inclusão das pessoas com deficiência há ainda muito para fazer. Portanto, encontrou um mercado! Do que o Pedro veio a descobrir desde então, o que me contou é que o “mundo” da deficiência está cheio de boas intenções e caridade mas o acesso aos Direitos (associados aos Deveres) para todos ainda precisa de muita luta. De facto, o paradigma da inclusão que veio (entre outro) com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por Portugal em 2009, é para aplicar. Mas implica a passagem de uma logica só de proteção para outra de participação. A pessoa com deficiência passa a ser sujeito da sua própria vida e não objeto de cuidado. É uma forma completamente diferente de ver o lugar da pessoa com deficiência na sociedade pelo reconhecimento das suas capacidades.

Considero o Pedro e seu projeto como um exemplo para todos. Apostar na sensibilização é um dos caminhos para mudar as mentalidades. Ser o exemplo desta mudança é, com certeza, de valorizar.

Junto o Pedro às pessoas que encontrei ao longo dos últimos dez anos que trabalham diariamente, como pai e mãe, como profissional, como politico, pessoalmente, para uma sociedade mais inclusiva. Não há uma “boa” maneira de a conseguir. É muito mais o que nos une que aquilo que nos separa. Mas há algumas atitudes a manter, como a tolerância, a abertura de espírito e a paciência. Não é a responsabilidade de alguns (políticos ou famílias ou próprios), é de todos juntos. Ou seja, a sociedade será inclusivo o dia em que será dado a cada um, um lugar na sociedade como cidadão, com tudo o que isso implica para exercer a sua cidadania, procurando a sua felicidade e o bem-estar comum

Pascale Millecamps

Assistente social, Mestre em Sociologia

Coordenadora do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação para Pessoas com Deficiência (CAAAPD)  da Casa João Cidade em Montemor-o-Novo.

Agosto de 2017

Conheça melhor a Casa João Cidade.

Veja também as mensagens de todos os restantes membros da nossa Comissão de Honra .

Print Friendly, PDF & Email
Partilhe nas Suas Redes Sociais Favoritas:

Link permanente para este artigo: http://www.pedrocvdias.pt/comissao-de-honra/pascale-millecamps/