JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Imprimir Página

Pascale Millecamps

A mensagem da Dra. Pascale Millecamps:

Encontrar o Pedro Dias começou por uma descoberta virtual quando, nas minhas pesquisas na internet, vi o seu projeto. Tive logo vontade de o conhecer e identifiquei a sua empresa como o exemplo perfeito do que é exigido aos jovens formados hoje: ser empreendedor! O Pedro percebeu que com as suas habilitações podia perfeitamente criar um projeto que pudesse dar-lhe um rendimento e que ao nível da sensibilização para a inclusão das pessoas com deficiência há ainda muito para fazer. Portanto, encontrou um mercado! Do que o Pedro veio a descobrir desde então, o que me contou é que o “mundo” da deficiência está cheio de boas intenções e caridade mas o acesso aos Direitos (associados aos Deveres) para todos ainda precisa de muita luta. De facto, o paradigma da inclusão que veio (entre outro) com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por Portugal em 2009, é para aplicar. Mas implica a passagem de uma logica só de proteção para outra de participação. A pessoa com deficiência passa a ser sujeito da sua própria vida e não objeto de cuidado. É uma forma completamente diferente de ver o lugar da pessoa com deficiência na sociedade pelo reconhecimento das suas capacidades.

Considero o Pedro e seu projeto como um exemplo para todos. Apostar na sensibilização é um dos caminhos para mudar as mentalidades. Ser o exemplo desta mudança é, com certeza, de valorizar.

Junto o Pedro às pessoas que encontrei ao longo dos últimos dez anos que trabalham diariamente, como pai e mãe, como profissional, como politico, pessoalmente, para uma sociedade mais inclusiva. Não há uma “boa” maneira de a conseguir. É muito mais o que nos une que aquilo que nos separa. Mas há algumas atitudes a manter, como a tolerância, a abertura de espírito e a paciência. Não é a responsabilidade de alguns (políticos ou famílias ou próprios), é de todos juntos. Ou seja, a sociedade será inclusivo o dia em que será dado a cada um, um lugar na sociedade como cidadão, com tudo o que isso implica para exercer a sua cidadania, procurando a sua felicidade e o bem-estar comum

Pascale Millecamps

Assistente social, Mestre em Sociologia

Coordenadora do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação para Pessoas com Deficiência (CAAAPD)  da Casa João Cidade em Montemor-o-Novo.

Agosto de 2017

Conheça melhor a Casa João Cidade.

Veja também as mensagens de todos os restantes membros da nossa Comissão de Honra .

Print Friendly, PDF & Email
Partilhe nas Suas Redes Sociais Favoritas:

Link permanente para este artigo: http://www.pedrocvdias.pt/comissao-de-honra/pascale-millecamps/