Imprimir Página

Pedro Marquês de Sousa

A mensagem do Tenente- Coronel Pedro Marquês de Sousa:

Foi um privilégio conhecer melhor o Pedro Dias, quando na qualidade de Director do Jornal de Azeitão, tive ocasião de o entrevistar e ficar a conhecer a “força” do seu projecto.

A expressão “Pedro Dias Uma Vida, Um Projecto” revela bem como o Pedro está empenhado em servir a sociedade, partilhando a sua experiência de vida no sentido de, não apenas sensibilizar, mas sim operacionalizar ações que ajudem as pessoas com deficiência e a sociedade onde se inserem.

Surpreendeu-me sobretudo a sua atitude empreendedora, dando a este projecto um carácter inovador e proactivo.

Onde muitos vêem um problema, o Pedro vê uma oportunidade !

Pedro deseja desenvolver uma atividade de “consultadoria inclusiva” em especial no âmbito daquilo que designa por “soluções inclusivas de base tecnológica” conjugando as suas aptidões profissionais com o seu “saber de experiência feito”, com vista ao desenvolvimento de soluções facilitadores da vida do cidadão com limitações motoras e outras.

O projeto tem também um saudável espírito comercial que Pedro afirma com convicção, pois constitui verdadeiramente uma oportunidade para as empresas e clientes que precisam de encontrar soluções e satisfazer as necessidades de um grupo muito significativo de pessoas. Tal como Pedro Dias refere, Portugal tem cerca de um milhão de pessoas (aproximadamente 10 % da população) com alguma deficiência ou incapacidade permanente, para os quais são   necessários serviços e respostas, que a  sociedade e as empresas ainda não oferecem.

As suas palestras em escolas, empresas e instituições, já foram ouvidas por mais de 5000 pessoas, a quem Pedro teve oportunidade de mostrar as capacidades e as oportunidades que as pessoas deficientes têm para trabalhar e desenvolver uma vida pessoal e familiar normal, afastando o preconceito que a sociedade e as entidades empregadoras têm habitualmente.

Este projeto será mais do que uma simples atividade profissional pois é um projecto de vida, baseado na vivência do Pedro desde criança, como estudante e como cidadão, experiência que lhe confere competências transversais em diversos domínios, ultrapassando a sua formação académica e profissional.

Pedro Dias irá colaborar com o Jornal de Azeitão com uma rúbrica regular com o titulo “AZEITÃO INCLUSIVO” através da qual pretende mostrar à comunidade a possibilidade de ser um “agente de mudança” proactivo, fomentando uma atitude inclusiva.

Pedro Marquês de Sousa
Director do Jornal de Azeitão
Tenente-Coronel do Exército Português e Professor na Academia Militar
Abril de 2016

Veja também as mensagens de todos os restantes membros da nossa Comissão de Honra  

Print Friendly, PDF & Email
Partilhe nas Suas Redes Sociais Favoritas:

Link permanente para este artigo: http://www.pedrocvdias.pt/comissao-de-honra/pedro-marques-de-sousa/